Primeiro acesso? Clique aqui

Esqueceu sua senha? Clique aqui

PORTAL EXTENSÃO

FAQ

1) O que são cursos de extensão universitária?

São cursos de curta duração direcionados a conhecimentos específicos e ao treinamento em técnicas especializadas. Promovem atualização profissional, programas de capacitação e interação entre a instituição e a comunidade na qual estão inseridos, atendendo às necessidades de desenvolvimento técnico e cultural.

2) Os cursos de extensão são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)?

O artigo 207 da Constituição Brasileira dispõe que "As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão". Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, as instituições de ensino superior gozam de autonomia para estabelecer programas de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão. São abertos aos candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino, que conferirão certificado de extensão universitária aos concluintes.

3) Os cursos de extensão podem ser realizados somente por alunos da Anhanguera Educacional?

Não, pode participar qualquer pessoa que atenda aos pré-requisitos específicos do curso, seja aluno ou profissional que busca atender às exigências do mercado de trabalho e acompanhar sua expansão no que se refere à qualificação profissional. Em muitos casos, o pré-requisito é ter o ensino médio completo ou experiência na área.

4) Os cursos de extensão podem substituir matérias da graduação?

Não, pois os cursos de extensão são livres e focados na capacitação profissional do aluno. A legislação educacional não permite a convalidação. Na Anhanguera Educacional, entretanto, os cursos de extensão podem ser validados para o programa de Pesquisa e Atividades Complementares (PAC), após a avaliação do coordenador de curso.

5) Qual é a idade mínima para realizar os cursos?

Não há idade mínima estabelecida para ingressar nos cursos de extensão. Há diversos títulos para idades variadas e, para muitos cursos, é necessário ter concluído o ensino médio.

6) Como fazer para se inscrever? É preciso pagar alguma taxa?

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário on-line, disponível na área inscrições deste site. Ao escolher o curso de interesse e finalizar o preenchimento do formulário, um número de protocolo será emitido. Quando as turmas forem formadas você receberá um e-mail com as orientações para a realização da matrícula.

7) Até quando é possível se inscrever e se matricular no curso?

Até cinco dias antes do seu início. Após esse prazo, você deverá aguardar a divulgação de uma nova data para inscrição e matrícula.

8) É possível se inscrever em uma localidade e fazer o curso em outra?

Não, mas você poderá fazer a reopção de instituição informando o número de seu CPF no item Alterar meu curso, na página de inscrições

9) Como saber se o curso formou turma?

Os cursos têm vagas limitadas e a realização está sujeita ao número mínimo de 25 matriculados. Você receberá um e-mail com as orientações assim que a turma for confirmada.

10) É preciso pagar o curso se não houver formação de turma?

Não, a inscrição é gratuita e o aluno receberá o boleto de pagamento somente com a confirmação do início do curso e efetivação da matrícula on-line. Caso o pagamento ocorra, o aluno deverá solicitar o reembolso à secretaria da instituição na qual se matriculou, mediante comprovante de pagamento.

11) É necessário ir à instituição para efetivar a matrícula?

A matrícula é realizada via web e você poderá efetivá-la assim que receber o e-mail com as informações sobre a liberação do curso. Na matrícula on-line você deverá salvar/imprimir o contrato de matrícula e imprimir os boletos devidos. O primeiro boleto tem vencimento em dois dias após a efetivação da matrícula. Os demais boletos, quando houver, terão vencimento a cada 30 dias.

12) Qual é o período do curso?

Os cursos podem ocorrer de segunda a sábado, de acordo com a disponibilidade da instituição. Para consultar os horários entre em contato com a coordenação de Pós-Graduação de Extensão da faculdade ou centro universitário de seu interesse.

13) É possível realizar dois cursos simultaneamente?

Sim, desde que os horários não coincidam.

14) O material didático é pago?

O valor do material didático está incluso no valor do curso. Quando houver investimento extra, o aluno será avisado previamente.

15) É possível trancar um curso de extensão?

Não existe a possibilidade de trancamento de matrícula nos cursos de extensão. O aluno pode retomá-lo caso ainda consiga cumprir 75% de presença na mesma turma que iniciou.

16) Qual é o critério de avaliação e aprovação?

O aluno precisa ter, no mínimo, 75% (setenta e cinco) de presença para ser aprovado e ter obtido, no mínimo, 70% (setenta) de aproveitamento no curso, equivalente ao conceito ‘suficiente’.

17) O que são cursos EAD?

A sigla EAD significa ensino a distância e engloba cursos realizados parte ou totalmente via TV, web ou correio. No caso da Anhanguera Educacional, os cursos EAD acontecem via web e o aluno precisa, apenas, dispor de um microcomputador com conexão razoável de internet. Nesse caso, o estudante não está vinculado a nenhuma das instituições e todo o suporte que precisa está no site, no ambiente virtual de aprendizagem ou em telefones ou e-mail oportunamente divulgados.

18) É necessário ir à instituição para assistir às aulas dos cursos EAD?

Não, os cursos de ensino a distância (EAD) podem ser acessados de qualquer computador com acesso à internet. Sugere-se que a internet seja banda larga para que o material seja melhor visualizado.

19) Como receber o certificado do curso?

Aos alunos que cumprirem os requisitos do curso, obtiverem conceito ‘suficiente’ e 75% de frequência, será conferido certificado de extensão, emitido de acordo com a legislação vigente. Para os cursos presencias, a secretaria da instituição emitirá o certificado mediante requerimento. Para os cursos EAD, o certificado estará disponível na plataforma Moodle (ambiente onde o curso é oferecido) ao final do curso.

Copyright © 2017 Anhanguera. Todos os direitos reservados.

OK